Redes Sociais

Publicado: janeiro 29, 2011 em Meus Textos Sobre tecnologia

                                                               Conheça as redes sociais mais usadas no Brasil  

As redes sociais são  ferramentas  utilizadas para promover interatividade e comunicação entre usuarios da internet.

Por todo o mundo são centenas delas, algumas mais famosas como Orkut e outras apenas conhecidas em alguns territórios.

Existem varios tipos de redes e em diferentes níveis como por exemplo: Redes de relacionamento,  (facebook, orkut, mayspace, twitter, tymr), redes profissionais  (linkedin), redes comunitárias, redes políticas, dentre outras…

Existem hoje varias empresas que adotaram as redes sociais como ferramentas de trabalho, com o objetivo de ter maior proximidade com seus clientes, de promover os seus produtos e já existe até mesmo um setor criado para se desenvolver este trabalho, com um profissional para atualizar as redes  diariamente.

Vamos conhecer agora as 10 redes sociais mais usadas no Brasil.

 1º Orkut:  Criado em 24 de Janeiro de 2004, com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos.   O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Íindia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários em janeiro de 2008.  Na Índia é o segundo mais visitado.

 2. Sonico: é um site oferecendo o serviço de rede sociall disponível publicamente, direcionado ao público latino-americano. Os usuários podem pesquisar e adicionar amigos, gerenciar a vida privada, enviar fotos e vídeos do YouTube, organizar eventos, desafiar outros utilizadores em jogos single-player e interagir com outras pessoas por meio de mensagens particulares, além de comentários públicos e fotos.
O Sonico é uma rede social como o Orkut, com algumas modificações que permitem, por exemplo, a criação de três perfis diferentes: Privado, Público e Profissional. O site também permite a integração com outros serviços como o Flickr, o Twitter e o Picasa. O número de usuários do Sonico vem crescendo consideravelmente, sendo a maioria dos usuários do Brasil.

3. MySpace: é um serviço de rede social que utiliza a internet para comunicação online através de uma rede interativa de fotos, blogs e perfis de usuário. Foi criada em 2003. É a maior rede social dos Estados Unidos e a 2º maior do mundo com mais de 110 milhões de usuários. Inclui um sistema interno de e-mail, fóruns e grupos.

4. Via6:  Esta é uma rede social voltada para os profissionais que fazem da internet seu território, assim o Vi6 tem como finalidade fazer com que a vida profissional do usuário se aprimore com a obtenção de novas informações e conhecimentos, além de aumentar a sua rede de relacionamento.

5. Facebook: Lançado em 4 de fevereiro de 2004, Foi fundado por Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin, ex-estudantes de Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade de Harverd .  Em 27 de fevereiro de 2006, o Facebook passou a aceitar também estudantes secundaristas e algumas empresas. Desde 11 de setembro de2006, apenas usuários com 13 anos de idade ou mais podem ingressar.  O website possui mais de 500 milhões de usuários ativos, a posição do Facebook no ranking de tráfego de visitantes do Alexa, subiu do 60º lugar para 7º lugar. É ainda o maior site de fotografias dos Estados Unidos com mais de 60 milhões de novas fotos publicadas por semana, ultrapassando inclusive sites voltados à fotografia, como o Flickr.

6.Multiply: O Multiply é um site de redes sociais com mais de treze milhões de usuários em todo o mundo, onde os utilizadores podem criar um perfil, uma página pessoal na Internet, para compartilhar arquivos multimídia ilimitadamente. Para fazer parte da rede, basta um cadastro simples no site, que foi lançado em março de 2004.

7. Twitter:  Criado em 2006, o twitter é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets“), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento. As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem por meio do site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento.  

8. Hi5: é uma rede social virtual que até 2008, era um dos 20 sites mais visitados na Internet. A empresa foi fundada em 2003 por Ramu Yalamanchi, que é atualmente o director. O Hi5 afirma que tem 60 milhões de membros activos, destes 4,2 milhões em Madagáscar. No Hi5, os utilizadores criam uma página pessoal para mostrar os seus interesses, idade e local de habitação (se acharem bem), bem como carregar imagens onde outros utilizadores podem comentá-las. O site também disponibiliza a possibilidade de criar álbuns de fotografia bem como instalar um leitor multimédia para reproduzir as suas canções favoritas. Os utilizadores podem enviar entre si pedidos de amizades, podendo aceitar e rejeitar os que receberem, bem como bloquear directamente os utilizadores

9. Habbo: ou Habbo nome pelo qual é mais conhecido, é uma comunidade virtual na forma de hotel para maiores de 13 anos. Atualmente existem “hotéis” em 31 países, com 178 milhões de personagens registrados (sendo mais de 28 milhões somente na versão em português), aproximadamente 9,5 milhões de visitantes por mês e 800 mil novos utilizadores por mês. O habbo de número 100 milhões foi criado em junho de 2008 e o Habbo 200 milhões foi criado em Janeiro de 2011.

10. Ning: é uma plataformaonline que permite a criação de redes sociais individualizadas. Ning foi fundado em Outubro de 2005,  por Marc Andreesen (criador do browser Netscape) e Gina Bianchini. A palavra “ning” significa paz. Cada usuário pode criar a sua própria rede social e aderir a redes de usuários que partilhem os mesmos interesses. Ao contrário de redes generalistas como o Hi5 ou Facebook, que condicionam a rede social à interacção pessoal, o Ning permite o compartilhamento de interesses específicos. O Ning é utilizado tipicamente por redes sociais de professores e educadores.

Outras redes Conhecidas:

                                  

 

 

 

 

About these ads
Comentários
  1. katia disse:

    Eu conheço praticamente todas, só a Ning, que eu não conhecia :) bejinho Jé

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s